Após sua criação em abril de 2007, além dos encontros regulares para estudo de textos teóricos, o GP desenvolve as seguintes atividades:
- Elaboração de livro com a temática “Literatura e Ensino”, publicado no formato e-book.
- Apresentação de comunicações em eventos científicos na área, publicações em revistas indexadas na área e participação em coletânea ou organizações de obras;
- Organização de eventos.
- Coordenação/participação em projetos de pesquisa/ensino/extensão.
Em 2008 articulou grupo de estudos, com encontros mensais, em torno dos temas da área, organizou o I COPELI – COLÓQUIO DE PESQUISA EM LITERATURA e iniciou representação de seus pesquisadores em vários eventos científicos.
Em 2009 desenvolveu, para além das atividades de seus pesquisadores, o seguinte plano de trabalho:
- elaboração de resenhas sobre bibliografia referencial para a área de Literatura e ensino
- Considerações gerais
- Objetivos
- investigação minuciosa sobre a bibliografia existente no Brasil relacionada ao ensino de literatura ao longo do século XX;
- discussão e compreensão sobre o papel dessas obras para a constituição do campo de estudos sobre literatura bem como questões de ensino relacionadas à literatura ao longo do século XX;
- compreensão da relação entre as propostas de ensino de literatura no Brasil e as teorias literárias presentes nos campos de estudos brasileiros e internacionais;
- elaboração de obra revisional sobre a bibliografia estudada
- Metodologia
- levantamento bibliográfico;
- elaboração de resenhas e discussão com o grupo;
- consulta a especialistas e autores referenciados;
- revisão e confecção coletiva da abordagem do corpus envolvido na pesquisa.
- Roteiro de apresentação para discussão
- Bibliografia completa.
- Primeira edição;
- Breve apresentação sobre o autor (formação, contexto de produção, proposta);
- Síntese da obra (comentar a bibliografia nela indicada);
- Considerações sobre a relação do texto com referenciais da teoria da literatura.
- Objetivos
- Sistemática de apresentação
- Apresentação oral com cópia para todos os membros do grupo (uso de recursos expositivos é opcional);
- Tempo aproximado: 30 minutos cada;
- Discussão sobre a obra abordada.
- Bibliografia
As indicações a seguir são constituídas por obras conhecidas pelo público de Letras e Pedagogia, porém, justamente pela presença constante nas referências bibliográficas, devem ser objeto de discussão inicial.
- LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Invasão da catedral:literatura e ensino em debate.
Vanderléia Oliveira e Claudio Mello - ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino: uma problemática.
Maurício Menon - BORDINI, Maria da Glória, AGUIAR, Vera Teixeira. A formação do leitor:alternativas metodológicas.
Ana Paula Nóbile e Eliane Registro - CAMPOS, Maria Inês Batista. Ensinar o prazer de ler.Ed Olho D’Água, 1999.
Marilu Martens e Luciana Hernandes - COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil– teoria, análise, didática.
Silvana Rodrigues e Miguel Heitor - CUNHA, Antonieta Antunes. Literatura Infantil– Teoria e Prática.
Thiago Valente e Ieda Sorgi - COSSON, Rildo. Letramento literário.
Edenir Haddad e Alice Atsuko
O grupo disponibilizou material de leitura das obras estudadas – material de consulta para professores e alunos – fichamento das obras – disponíveis para leitura ou download em http://www.ccp.uenp.edu.br/ – aba GP CRELIT – FICHAMENTOS.