MEMÓRIAS

Após sua criação em abril de 2007, além dos encontros regulares para estudo de textos teóricos, o GP desenvolve as seguintes atividades:

  1. Elaboração de livro com a temática “Literatura e Ensino”, publicado no formato  e-book.
  2. Apresentação de comunicações em eventos científicos na área, publicações em revistas indexadas na área e participação em coletânea ou organizações de obras;
  3. Organização de eventos.
  4. Coordenação/participação em projetos de pesquisa/ensino/extensão.

Em 2008 articulou grupo de estudos, com encontros mensais, em torno dos temas da área, organizou o I COPELI – COLÓQUIO DE PESQUISA EM LITERATURA e iniciou representação de seus pesquisadores em vários eventos científicos.

Em 2009 desenvolveu, para além das atividades de seus pesquisadores, o seguinte plano de trabalho:

  • elaboração de resenhas sobre bibliografia referencial para a área de Literatura e ensino
  1. Considerações gerais
    1. Objetivos
      1. investigação minuciosa sobre a bibliografia existente no Brasil relacionada ao ensino de literatura ao longo do século XX;
      2. discussão e compreensão sobre o papel dessas obras para a constituição do campo de estudos sobre literatura bem como questões de ensino relacionadas à literatura ao longo do século XX;
      3. compreensão da relação entre as propostas de ensino de literatura no Brasil e as teorias literárias presentes nos campos de estudos brasileiros e internacionais;
      4. elaboração de obra revisional sobre a bibliografia estudada
    2. Metodologia
      1. levantamento bibliográfico;
      2. elaboração de resenhas e discussão com o grupo;
      3. consulta a especialistas e autores referenciados;
      4. revisão e confecção coletiva da abordagem do corpus envolvido na pesquisa.
    3. Roteiro de apresentação para discussão
      1. Bibliografia completa.
      2. Primeira edição;
      3. Breve apresentação sobre o autor (formação, contexto de produção, proposta);
      4. Síntese da obra (comentar a bibliografia nela indicada);
      5. Considerações sobre a relação do texto com referenciais da teoria da literatura.
  • Sistemática de apresentação
    1. Apresentação oral com cópia para todos os membros do grupo (uso de recursos expositivos é opcional);
    2. Tempo aproximado: 30 minutos cada;
    3. Discussão sobre a obra abordada.
  1. Bibliografia

As indicações a seguir são constituídas por obras conhecidas pelo público de Letras e Pedagogia, porém, justamente pela presença constante nas referências bibliográficas, devem ser objeto de discussão inicial.

  1. LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Invasão da catedral:literatura e ensino em debate.
    Vanderléia Oliveira e Claudio Mello
  2. ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino: uma problemática.
    Maurício Menon
  3. BORDINI, Maria da Glória, AGUIAR, Vera Teixeira. A formação do leitor:alternativas metodológicas.
    Ana Paula Nóbile e Eliane Registro
  4. CAMPOS, Maria Inês Batista. Ensinar o prazer de ler.Ed Olho D’Água, 1999.
    Marilu Martens e Luciana Hernandes
  5. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil– teoria, análise, didática.
    Silvana Rodrigues e Miguel Heitor
  6. CUNHA, Antonieta Antunes. Literatura Infantil– Teoria e Prática.
    Thiago Valente e Ieda Sorgi
  7. COSSON, Rildo. Letramento literário.
    Edenir Haddad e Alice Atsuko

O grupo disponibilizou material de leitura das obras estudadas – material de consulta para professores e alunos –  fichamento das obras – disponíveis para leitura ou download em http://www.ccp.uenp.edu.br/    – aba GP CRELIT – FICHAMENTOS.

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