Ana Paula Franco NobileBrandileone
Currículo: http://lattes.cnpq.br/2538585613381255
Realizou a graduação (1995), o mestrado (2000) e o doutorado (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. Atua como docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, bem como no PROFLETRAS. Faz parte ainda do grupo de pesquisa CRELIT, vinculado à UENP, campus de Cornélio Procópio, no qual desenvolve o projeto de pesquisa “A representação de territórios marginais na ficção brasileira contemporânea: crítica literária e práticas de letramento”. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: recepção crítica, revisão crítica, ficção de 30, literatura comparada, literatura brasileira contemporânea, educação literária, literatura e ensino. Possui dois livros publicados pela Editora AnnaBlume: o primeiro editado em 2006, “A recepção crítica de O amanuense Bemiro, de Cyro dos Anjos (1937)”; e o segundo, em 2010, “As leituras de O amanuense Belmiro: da crítica jornalística à crítica universitária”. Em parceria com Vanderléia da Silva (UENP-CCP) organizou os livros “Instâncias de legitimação: processos de recepção e crítica literárias” e “Desafios contemporâneos: a escrita do agora”.
Fernando Teixeira Luíz
Currículo: http://lattes.cnpq.br/1299669420624686
Pós-doutorado em Literatura Comparada e Identidades Culturais pelo Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras/ Assis. Doutor em Letras (Leitura, Crítica e História Literária) e Mestre em Educação (Práticas Educativas em Leitura e Literatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade. Professor de Literatura Infanto-juvenil, Didática, Semiótica e Metodologias de Ensino, orienta e desenvolve pesquisas envolvendo as produções estéticas de Monteiro Lobato, Bruno Bozzetto e Pedro Bandeira, como também histórias em quadrinhos e animações contemporâneas destinadas a leitores em formação. Participação na publicação ” Monteiro Lobato: livro a livro” (Lajolo e Ceccantini), que recebeu o prêmio Jabuti de 2009. Cartunista, mantendo, durante dois anos, o site Mugunzê-Mugunzá. Tem experiência nos cursos de Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Comunicação Social. Integra o corpo docente do programas de pós-graduação em Leitura e Letramento pelo Instituto Jean Piaget. É membro dos grupos de pesquisa CRELIT- Crítica e Recepção Literária (UENP) e do CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (UNESP). Atualmente é professor da Universidade do Oeste Paulista/ FACLEPP, atuando nos cursos de Letras, Pedagogia e Artes Visuais, ministrando as disciplinas de Semiótica, Leitura e Produção de Textos e as Literaturas Infantil e Juvenil. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais e Cultura Brasileira, além de vários artigos e capítulos de livros com ênfase no campo da formação de leitores, atuando também com os seguintes temas: diversidade cultural, literatura, escola, estética, narrativas infantis, intertextualidade, dialogismo, ilustração, desenho animado e metodologia de ensino.
Iêda Maria SorgiPinhaz Elias
Currículo: http://lattes.cnpq.br/3752069166882483
Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio-PR (1994), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná, mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É docente na Secretaria de Estado da Educação de Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenil. Participa do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT-UENP-Cornélio Procópio).
Luciana Carneiro Hernandes
Currículo: http://lattes.cnpq.br/6166416308102167
Doutora em Letras (Literatura e Vida Social) e Mestre em Letras (Teoria da Literatura e Literatura Comparada) pela Universidade Estadual Paulista – campus Assis -, é especialista em Metodologia Didática do Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus Cornélio Procópio -, licenciada em Letras (Português, Espanhol e suas literaturas) pela UNESP-Assis e Tecnóloga em Processamento de Dados pela Fundação Educacional do Município de Assis. Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Cornélio Procópio, onde responde pelas disciplinas de Comunicação Oral e Escrita para os cursos superiores em Engenharia e em Tecnologia e Espanhol e Português para os cursos Técnicos Integrados. Participa dos grupos de pesquisa EDITEC (Educação em Diálogo: Sociedade, Arte e Tecnologia) e CRELIT (Crítica e Recepção Literária) e das associações APEEPR e ABH, da área de Letras.
Luciana Ferreira Leal
Currículo: http://lattes.cnpq.br/1185097680420065
Pós-doutora em Letras, pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis (2014), Doutora em Letras, pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis (2006), com estágio de Doutorado Sanduíche (bolsa PDSE-CAPES) junto à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal; Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2000); Graduada em Letras pela FCL-UNESP-Assis (1998). Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia da Faculdades FACCAT. Coordenadora dos cursos de pós-graduação Lato sensu em Literatura e Ensino e Libras e metodologias de Ensino para alunos surdos. Coordenadora do Programa Bolsa Alfabetização. Atuou, de 2013 a 2016, na Secretaria da Educação do Município, inicialmente como Diretora de Departamento Pedagógico e depois como Secretária Municipal da Educação. Atuou como professora Coordenadora junto à Diretoria de Ensino de Tupã (2006 a 2011). É autora e organizadora de livros; artigos; capítulos de livros; textos completos; resumos expandidos; e resumos simples publicados em anais de eventos nacionais e internacionais.
Lucila Bassan Zorzato
Currículo: http://lattes.cnpq.br/2780490762830213
É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Assis). Possui mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas ( IEL/Unicamp). Graduou-se na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – (Unesp/Assis), Licenciatura Plena com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Alemã e suas respectivas Literaturas.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura infantil e juvenil Alemã e Brasileira, Literatura e Ensino, Estágio Supervisionado em Literatura de Língua Portuguesa. Desde 2016 é professora substituta no curso de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados, MS.
Penha Lucilda de Souza Silvestre
Currículo: http://lattes.cnpq.br/7583061742115213
Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho – PR (1989), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju (1998), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – PR (2005), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Assis SP (2007), graduação em Psicologia Clínica na Fio (Faculdades Integradas de Ourinhos – 2007-2013) e pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) PR (2013 – 2014). Atualmente é professora de Educação Básica II da Escola Estadual Nicola Martins Romeira, orientadora no curso de Especialização em Estudos linguísticos e literários (UENP – Campus Jacarezinho). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atua, principalmente, nos seguintes temas: Ricardo Azevedo, literatura, literatura infanto-juvenil e leitura. Cinema. Mulher. Helena Morley. Helena Solberg. Psicanálise. (Teoria e crítica literária. Literatura brasileira. Cultura brasileira. Psicanálise). Especialização em psicanálise (2014- 2015).
Marcos Hidemi de Lima
Currículo: http://lattes.cnpq.br/0230003569520230
Graduação em Letras – Português e Literaturas (1989), especialização em Literatura Brasileira (2002), mestrado em Letras (2006) e doutorado em Letras (2011), todos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor da graduação e mestrado em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus de Pato Branco. Participa dos grupos de pesquisa Diálogos Lusófonos (GEPELUS), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus de Pato Branco e Crítica e Recepção Literária (CRELIT) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), câmpus de Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: romances brasileiros; ordem patriarcal, figuras femininas.
Marilu Martens Oliveira
Currículo: http://lattes.cnpq.br/2237448289578517
Tem graduação em Letras Franco-Portuguesas (FAFI/UENP), em Direito (UEL), em Pedagogia (Dom Domênico); especialização em Língua Portuguesa: descrição e ensino (FAFI/ UENP); mestrado em Letras (UEL) e doutorado em Letras (UNESP). Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora aposentada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Experiência nas áreas de Letras, Pedagogia, Arte, com ênfase em Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente; incentivo à leitura e formação do leitor; literaturas (brasileira, portuguesa, comparada, infantojuvenil), história e memória; teatro; interartes; filme noir/romance noir; MPB; Gil Vicente; Ariano Suassuna; Chico Buarque de Hollanda.
Silvana Rodrigues Quintilhano
Currículo: http://lattes.cnpq.br/6334710728924422
Doutora em Letras, na área de Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialista em Literatura Brasileira, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atua como docente no Curso de Engenharia de Produção – UTFPR – Campus Londrina. Coordenadora do PROEM – Programa de Empreendedorismo na UTFPR – Campus Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa EDUPEP – Educação em Perspectiva na Engenharia de Produção, vinculado a UTFPR – Campus Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa CRELIT, vinculado a UENP-CP. Integrante no Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais, Científicas e Tecnológicas, vinculado a UTFPR – Campus Londrina. Tem experiência na área de Educação, Letras, com ênfase em Literatura Africana, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Estudos Culturais, Literatura Africana, Afro-Brasileira e Educação na Engenharia.
Thiago Alves Valente – vice-líder do Grupo
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8244141803425794
Graduado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, Alemã e Inglesa, e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), em 2001. Pós-graduação na área de “Literatura e vida social”: mestrado em Letras pela UNESP-Assis, em 2004; doutorado em Letras pela UNESP-Assis, em 2009. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-Cornélio Procópio), desenvolvendo atividades de pesquisa com iniciação científica de graduandos e especialistas e participando do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT). Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Infantil/Juvenil Brasileira, Teoria Literária e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.
VANDERLÉIA DA SILVA OLIVEIRA – líder do grupo
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5650751127291119
Doutora em Letras, na área de estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, pela UNESP-Assis/SP. Especialista em Literatura e o ensino de Literatura, pela UNESP-Assis. Professora Associada do Centro de Letras, Comunicação e Artes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, campus Cornélio Procópio, e líder do grupo de pesquisa CRELIT. Atua como docente do Programa de Pós-Graduação no PROFLETRAS-UENP, na área de Literatura e ensino. Realiza estágio pós-doutoral na área de Educação literária, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, principalmente nos seguintes temas: educação literária, literatura brasileira, história e crítica literária, narrativa brasileira contemporânea.